POLÍTICA DE RETENÇÃO E DESCARTE

- SWEDISH MATCH

Esta Política de Retenção e Descarte de Dados Pessoais (“Política”) tem como objetivo definir os períodos de retenção dos dados necessários ao se realizar o Tratamento de Dados pela Swedish Match S.A. (“Swedish Match”).

Os termos desta Política aplicam-se à Swedish Match e a seus Colaboradores, sendo de responsabilidade de todos a sua observância e a garantia do seu cumprimento adequado.

Esta Política complementa, e não substitui, a Política de Governança de Dados e demais políticas que fazem parte do Programa de Privacidade.

RETENÇÃO

Os Dados Pessoais tratados pela Swedish Match precisam estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ao longo de todo o seu ciclo de vida – desde a coleta e o armazenamento e o acesso, até o compartilhamento e a retenção e eliminação. Por essa razão, as atividades de tratamento de dados pessoais da Swedish Match foram mapeadas e estão informadas nos Registros de Operações de Tratamento (ROPAs).

A planilha Tabela de Temporalidade LGPD – Swedish Match (Anexo 1) traz os tempos de retenção/eliminação de dados estabelecidos nos ROPAs.

Os períodos de retenção estabelecidos nos anexos podem ser alterados em determinados casos, como, mas não limitados a:

(i) Investigações em andamento das autoridades, em caso de utilização de Dados Pessoais para comprovar cumprimento de quaisquer requisitos legais;

(ii) Para exercício regular de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;

(iii) Novas determinações legais; ou

(iv) Limites técnicos das atividades. 

DESCARTE

Como regra geral os Dados Pessoais tratados pela Swedish Match serão eliminados conforme prazos estabelecidos na Tabela de Temporalidade LGPD – Swedish Match (Anexo 1), quando atingirem as finalidades para as quais foram coletados ou os prazos informados no ROPA de cada atividade.

Após esses prazos, os dados deverão ser descartados no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as seguintes finalidades:

(i) Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pela Swedish Match;

(ii) Estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos Dados Pessoais;

(iii) Transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na LGPD; e

(iv) Uso exclusivo da Swedish Match, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

Antes da eliminação dos Dados, deve-se garantir que:

(i) A finalidade foi realmente alcançada e os Dados deixaram de ser necessários ou pertinentes para o alcance da finalidade almejada;

(ii) Não há nenhum trabalho envolvendo os Dados Pessoais pendente em qualquer parte do negócio;

(iii) Não há litígio ou investigação em curso, ou determinação pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados, envolvendo os Dados Pessoais;

(iv) Solicitações de acesso ou consentimento do titular dos Dados Pessoais ativas ou pendentes, resguardado o interesse público;

Cumpridas estas etapas e verificada a desnecessidade da manutenção dos Dados Pessoais eles deverão ser eliminados.

Uma vez tomada a decisão de eliminação, os Dados Pessoais devem ser excluídos, triturados ou destruídos.

O método de destruição pode variar a depender da natureza do documento. Quaisquer documentos físicos que contenham Dados Pessoais, devem ser completamente desconfigurados antes do descarte. Os Dados em meio digital devem passar por um comprovado processo de eliminação eletrônica segura, conforme orientações técnicas do responsável pela Tecnologia da Informação.

Caso tenha qualquer dúvida sobre o conteúdo desta Política, a forma como os Dados são utilizados ou por qualquer razão precisar se comunicar sobre assuntos envolvendo os Dados Pessoais tratados pela Swedish Match, pedimos a gentileza de entrar em contato com a equipe de privacidade, por meio do seguinte e-mail privacidade@swedishmatch.com.

 

 

 

Anexo I – Tabela Temporalidade LGPD – SWEDISH MATCH
       
Documentos Gerais
Área Documento Tempo recomendado para a guarda dos documentos Observações Justificativa Legal
Geral Cadastro de Fornecedores Por no mínimo 10 anos Após o encerramento do contrato
Cadastro de Clientes Por no mínimo 10 anos A partir da data em que os dados forem processados
Área Documento Tempo recomendado para a guarda dos documentos Observações Justificativa Legal
Finance Auditoria Interna 7 anos
Transmissão de Obrigações Acessórias de Colaboradores Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Cadastro de Clientes para Análise de Crédito Por no máximo 2 anos A partir da sua inatividade
Auditoria Externa Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Nota Fiscal de Pagamento ao Fornecedor Por no mínimo 10 anos Após o fim do exercício
Cadastro de Procurador em Sistemas do Governo Por no mínimo 3 anos A partir do fim do contrato
Cadastro de Procurador em Sistemas Bancários Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Cadastros dos Usuários aos Bancos Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Faturamento de Clientes Por no mínimo 10 anos Após o fim do exercício
Estudos de Viabilidade Financeira para Projetos Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Declaração de Impostos Por no mínimo 10 anos Após o fim do exercício
Transmissão de Obrigações Acessórias de Clientes e Fornecedores Por no mínimo 10 anos Após o fim do exercício
Declaração da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Por no mínimo 10 anos Após o fim do exercício
Análise Judicial e Financeira para efetuar vendas nas Fazendas Por no mínimo 10 anos A partir da Venda
Área Documento Tempo recomendado para a guarda dos documentos Observações Justificativa Legal
Comercial Acordo Comercial de Verbas Por no mínimo 10 anos A partir da data de criação
Documentos Envolvidos na Contratação das Agências para fins promocionais Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Documentos financeiros para Reembolso de Despesas de Vendedores Por no mínimo 10 anos  A partir da data em que os dados forem processados
Documentos de Prospecção de Clientes Tempo necessário para o cumprimento da finalidade Art. 45, I e II da LGPD
Cadastro na Agência de Viagem Por no mínimo 10 anos A partir da data em que os dados forem processados
Documentos financeiros para Reembolso de Despesas de Viagens Por no mínimo 10 anos A partir da data em que os dados forem processados
Registro para o atendimento do SAC Por no mínimo 10 anos A partir da data de criação
Documentos referentes a contratação de Representantes Comerciais Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Área Documento Tempo recomendado para a guarda dos documentos Observações Justificativa Legal
HR/ADM Avaliação de desempenho 5 anos enquanto perdurar o contrato de trabalho, até 2 anos após a sua rescisão Art. 7, XXIX CF e Art. 11 CLT
Gestão de benefícios 10 anos Após o encerramento do contrato
CIPA 10 anos
Câmera de Segurança externa 6 meses
Câmera de Segurança interna 5 anos
Cadastro e Controle de Acesso às dependências SMB Por no mínimo 6 meses A partir da data em que os dados forem processados
Formulário de Desconto de Contribuição Sindical Por no mínimo 10 anos A partir da data em que os dados forem processados
Exames Ocupacionais Por no mínimo 20 anos – Item 7.4.5.1. NR-7 Portaria n. 3.214/78 (ACC) A partir do fim do contrato
Folha de Pagamento Por no mínimo 10 anos Após o fim do exercício
Cadastro do Colaborador 10 anos Após o encerramento do contrato
Formulário e carta de dispensa Por no mínimo 10 anos Após o encerramento do contrato
Rescisão contratual Por no mínimo 2 anos após a rescisão do contrato de trabalho – Art. 7, XXIX CF; Art. 11 CLT (ACC)
Por no mínimo 20 anos documentos para fins previdenciários
Registro de Cartão Ponto Por no mínimo 10 anos A partir do fim do contrato
Cadastro de reconhecimento facial Por no mínimo 3 anos –  A partir do final do ano de emprego
Cadastro de Estagiários e Aprendizes Por no mínimo 3 anos A partir do fim do processo seletivo
Área Documento Tempo recomendado para a guarda dos documentos Observações Justificativa Legal
IT Cadastro para acesso ao ERP 3 meses
Por no mínimo 5 anos – Art. 7º, XXIX, Constituição Federal e Art. 11, CLT (ACC)
Helpdesk 10 anos após a demissão
Por no mínimo 5 anos – Art. 7º, XXIX, Constituição Federal e Art. 11, CLT (ACC)
BackUp Por no mínimo 10 anos A partir da data da criação
Cadastro de Equipamento Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Imagens de Câmera de Segurança Por no mínimo 6 meses A partir da data em que os dados são processados
Área Documento Tempo recomendado para a guarda dos documentos Observações Justificativa Legal
Legal Consultoria interna Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Estatuto Social Por no mínimo 10 anos Após o encerramento da empresa Art. 173 da  Lei 5.172; Art. 7º, XXIX, Constituição Federal e Art. 11, CLT; Art. 205 e 206 do Código Civil (ACC)
Gestão de contratos Por no mínimo 10 anos A partir do fim do contrato
Gestão de Processos Por no mínimo 10 anos  A partir do final da disputa
Relatório de Processos para Envio para Suécia Por no mínimo 10 anos A partir do final da disputa
Área Documento Tempo recomendado para a guarda dos documentos Observações Justificativa Legal
Operations Avaliação de Fornecedores Por no mínimo 10 anos  A partir da data em que os dados forem processados
Matéria Prima Por no mínimo 10 anos A partir da data em que os dados forem processados
Cadastro e Controle de Acesso às dependências SMB Por no mínimo 6 meses A partir da data em que os dados forem processados
Autorização para representação no INMETRO Por no mínimo 3 anos após a encerramento do contrato
Cadastro de motoristas de frete de clientes Por no mínimo 6 meses A partir da data em que os dados são processados
Documentos relativos a CIPA Por no mínimo 5 anos – Item 5.40 Portaria 3.214/78 (NR-5)
Contratação de Frete Por no mínimo 10 anos Art 205 CC
Cadastro de Despachante Por no mínimo 3 anos – após a encerramento do contrato
Documento de Entrega de EPI Por no mínimo 5 anos enquanto perdurar, até 2 anos após a rescisão. Art. 7, XXIX CF; Art. 11 CLT
Repasse de Informações para o Despachante Por no mínimo 10 anos Após a criação do documento
Documentos relativos a integração de terceiros Por no mínimo 3 anos Após a encerramento do contrato
Documentos relativos a integração de colaboradores Por no mínimo 10 anos Após a encerramento do contrato
Investigação de Acidentes 10 anos
Elaboração de Documentos para acompanhamento de Perícias Por no mínimo 10 anos Após a data de processamento do dado
Elaboração de Documentos para obtenção de Licenças Por no mínimo 10 anos A partir do final do ano de emprego em qualquer entidade PMI
Elaboração de PPP Por no mínimo 20 anos. Item 9.3.8.2 NR-9 Portaria n. 3.214/78.
Cadastro no Programa do Governo para Saída de Resíduos – SINIR Por no mínimo 3 anos Após a encerramento do contrato

 

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